Quem somos
Diretoria
Delegacias

Jurídico
Convênios
Produtos

Legislações
Filie-se a nós
Fale conosco
Links

Adm. do site


 

 

Programa vai reciclar 25 milhões de embalagens de óleo lubrificante

 

28/07/2010


Pelo menos 25 milhões de embalagens de óleo lubrificante serão coletadas e recicladas por ano, com o programa Jogue Limpo. Ele será lançado nesta sexta-feira (30/7), pela Secretaria do Ambiente, Secretaria de Meio Ambiente do Município do Rio, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Sindicato das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom).

Participam da cerimônia de lançamento - nesta sexta-feira (30/7), às 14h - a secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, o vice-prefeito do Rio e secretário municipal de Meio de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, o presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Luiz Firmino Martins Pereira, o presidente do Sindicom, Aloísio Vaz, e várias outras autoridades.

A iniciativa garante que as embalagens usadas de óleo lubrificante tenham destinação correta, de forma segura e ambientalmente adequada, uma vez que são recolhidas por gerenciadoras contratadas pelo programa, transportadas para as centrais de recebimento, onde recebem tratamento primário, e posteriormente encaminhadas para recicladoras credenciadas.

O programa dispõe também de alto nível tecnológico nos caminhões de coleta, com balanças eletrônicas e sistemas de GPS e GPRS, que monitoram todo o percurso do veículo e transmitem informações online de pesagem do material reciclável para a gerenciadora e desta para o site do programa. Desta forma, os órgãos ambientais mantêm controle contínuo da quantidade de embalagens coletadas e encaminhadas para a reciclagem.

O resíduo plástico é uma dos principais passivos ambientais, uma vez que este material leva mais de 400 anos para se decompor na natureza. Além disso, as embalagens plásticas são responsáveis por provocar obstruções de cursos e nas redes de escoamento de águas quando não são corretamente descartadas.

No Brasil, milhões de embalagens plásticas são utilizadas por ano para envasar os mais diversos produtos, sendo que 2% deste total servem para acondicionar óleos lubrificantes. Há muitos projetos de lei sobre embalagens em geral no país, mas o Conama, que já emitiu a Resolução 362, regulando a coleta e o re-refino do óleo usado, atua agora na produção de uma resolução sobre as embalagens plásticas usadas dos lubrificantes com participação dos governos estaduais, da indústria e dos pontos de revenda, que com o programa Jogue Limpo se antecipam à legislação.

Serviço

Lançamento do programa Jogue Limpo

Quando: sexta-feira (30/7), às 14h

Onde: Auditório da Confederação Nacional do Comércio - Avenida General Justo, 307 - 9° andar, no Centro (RJ)


Fonte: Ascom da Secretaria do Ambiente

 



 

 

 

Página inicial | Delegacias | Jurídico | Legislações | Jornal | Filie-se | Fale conosco | Links
[Administração do site]